CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Artigo Publicado na Revista Educação Ambiental em Ação

No. 38 - 14/12/2011
Educação Ambiental como ferramenta para o manejo de lixo: uma experiência na escola municipal Recanto Feliz
No ano de 1999, foi sancionada a lei n.º 9.795, a qual estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil, permitindo dessa forma a prática da Educação Ambiental nas escolas nacionais. O presente trabalho, vinculado ao Projeto Utilixo: Uma Experiência de Educação Ambiental em Escolas Públicas Municipais de Cruz das Almas – BA, apoiado pela Fundação [...]



Poliana Brandão Machado1; Vanessa Ribeiro dos Reis2; Aline Santos dos Santos2; Girlene Santos de Souza3*

1Discente do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
2Discente do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
3Professora Adjunto 3 do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais Biológicas – CCAAB/ UFRB.Rua C, 247, Cruz das Almas, BA – CEP:44380-000  * E-mail: girlene@ufrb.edu.br

RESUMO             
No ano de 1999, foi sancionada a lei n.º 9.795, a qual estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil, permitindo dessa forma a prática da Educação Ambiental nas escolas nacionais. O presente trabalho, vinculado ao Projeto Utilixo: Uma Experiência de Educação Ambiental em Escolas Públicas Municipais de Cruz das Almas – BA, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), tem como objetivo discutir e mostrar as questões relativas à utilização do lixo, visando implementar práticas de Educação Ambiental na Escola Pública Municipal Recanto Feliz, com crianças do Ensino Fundamental. No desenvolvimento do trabalho os alunos foram incentivados a descobrir sua relação com o local em que vive, estudar e ampliar seu relacionamento com o meio ambiente, além de identificar a produção e destino do lixo da sua escola e da cidade de Cruz das Almas, e a partir daí buscar alternativas para solução deste problema, através de práticas de Educação Ambiental como: coleta seletiva, compostagem, redução e reciclagem do lixo, entre outros. Foram desenvolvidos com as turmas oficinas de reciclagens, promovendo por meio de ensino formal a conscientização sobre a questão do lixo na área urbana das escolas, e também foram realizados seminários de sensibilização relacionados às práticas de Educação Ambiental, entre outras atividades. Percebeu-se que com a prática da Educação Ambiental ocorreu mudanças no comportamento e atitudes, e sensibilização dos estudantes, em relação às problemáticas ambientais vivenciadas no âmbito escolar e na sua região.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Lixo, Meio Ambiente.



Link para acessar o artigo completo: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1160&class=21

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